quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Aventuras na Radial

Na ciclovia da Radial de Benfica está a ser construída uma passagem superior por cima do acesso à Radial, junto aos Pupilos do Exército.
É de felicitar quem teve a ideia, porque assim se acaba com uma interrupção absurda e perigosa a meio da ciclovia, mas...

Por que raio é que a Burra tem a mania de inventar “mas” mesmo quando as notícias são boas?...

Não sabemos, o que é um facto é que as obras, que já decorrem há várias semanas e vão decorrer ainda por muitas mais, não tiveram minimamente em conta a possibilidade de se continuar a utilizar a ciclovia durante o decurso dos trabalhos, senão vejamos:

- Não foi considerada a possibilidade de afastar um metro as protecções de betão, roubando esse espaço à berma da faixa de rodagem, que possibilitaria uma passagem provisória dos ciclistas;

- Foi cortada a ciclovia exactamente na zona das obras sem um aviso prévio de que está interrompida e não pode ser usada. Quem circula na ciclovia chega à zona das obras e depara com as redes a cortar a circulação. Se em alguns casos é possível inventar passagens com a bicicleta “às costas”, noutros casos só mesmo voltando para trás. É claro que muitas vezes os ciclistas não se importam de fazer mais uns quilómetros só para “treinar”, mas quem se está a deslocar para o trabalho e depara com esta situação só tem vontade de dirigir uns impropérios aos responsáveis.

Conclusão: apesar de só estar parcialmente obstruída em cerca de 150m por causa das obras, uma ciclovia que liga a rotunda da Serafina à rotunda do Estádio Pina Manique e que é importante para o acesso por SW ao centro de Lisboa apenas pode ser usada entre a Serafina e o Bairro do Calhau (500 m) com utilidade próxima de zero.

A Burra faz votos para que, pelo menos, as obras não demorem até à campanha eleitoral para a CML.