quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Aventuras na Radial

Na ciclovia da Radial de Benfica está a ser construída uma passagem superior por cima do acesso à Radial, junto aos Pupilos do Exército.
É de felicitar quem teve a ideia, porque assim se acaba com uma interrupção absurda e perigosa a meio da ciclovia, mas...

Por que raio é que a Burra tem a mania de inventar “mas” mesmo quando as notícias são boas?...

Não sabemos, o que é um facto é que as obras, que já decorrem há várias semanas e vão decorrer ainda por muitas mais, não tiveram minimamente em conta a possibilidade de se continuar a utilizar a ciclovia durante o decurso dos trabalhos, senão vejamos:

- Não foi considerada a possibilidade de afastar um metro as protecções de betão, roubando esse espaço à berma da faixa de rodagem, que possibilitaria uma passagem provisória dos ciclistas;

- Foi cortada a ciclovia exactamente na zona das obras sem um aviso prévio de que está interrompida e não pode ser usada. Quem circula na ciclovia chega à zona das obras e depara com as redes a cortar a circulação. Se em alguns casos é possível inventar passagens com a bicicleta “às costas”, noutros casos só mesmo voltando para trás. É claro que muitas vezes os ciclistas não se importam de fazer mais uns quilómetros só para “treinar”, mas quem se está a deslocar para o trabalho e depara com esta situação só tem vontade de dirigir uns impropérios aos responsáveis.

Conclusão: apesar de só estar parcialmente obstruída em cerca de 150m por causa das obras, uma ciclovia que liga a rotunda da Serafina à rotunda do Estádio Pina Manique e que é importante para o acesso por SW ao centro de Lisboa apenas pode ser usada entre a Serafina e o Bairro do Calhau (500 m) com utilidade próxima de zero.

A Burra faz votos para que, pelo menos, as obras não demorem até à campanha eleitoral para a CML.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sendo um utilizador muito esporádico desta ciclovia, já me deparei com este problema. No dia em questão levava uma bicicleta com pneu 'urbano' mas optei por fazer um troço por trilho em Monsanto... Nem aviso de obras nem alternativa,espero que sejam ao menos breves. Ainda assim é bom ver que se começa a dar importancia a estas infraestruturas.


talvez num futuro proximo nos deparemos com outro tipo de problemas:

http://velocipedia.blogspot.com/2009/02/despite-snow-rush-hour-in-copenhagen.html

:) Abraço
Sérgio M